sábado, 13 de maio de 2017

Até o último suspiro


Queria fazer uma resenha do filme “Até o último homem”, mas não consegui. Gostaria de expressar tudo o que a história me fez sentir, mas esse é um daqueles casos em que as palavras são insuficientes. Então vou destacar a cena mais marcante pra mim.
A cena em que o soldado Desmond Doss está no meio da batalha salvando algumas vidas e perdendo outras tantas. Testemunhando seus companheiros sendo fuzilados, explodirem, perderem membros do corpo, enfim atingidos e mortos. Um cenário de horror para qualquer um.
Desmond alistou-se com a intenção de salvar vidas no Corpo médico do exército, convicto de não quebrar seus princípios religiosos, principalmente ao mandamento “Não matarás”. No olho do furação, entre tiros e granadas explodindo, enquanto salvava o maior número possível de soldados, Desmond se viu numa crise. Ele não sabia mais o que fazer diante de tantas mortes.
Como um homem temente ao Senhor, Desmond questiona “Deus o que quer de mim?” “Onde o Senhor me quer?” “Não consigo ouvi-Lo”. Logo em seguida, ouve vozes de soldados pedindo socorro e segue salvando mais vidas. Enquanto salva mais de 75 homens ele pede: “Senhor, me ajude a salvar mais, mais um”.
Como um soldado desarmado no meio de uma guerra consegue sobreviver e ainda salvar tantas vidas?
Creio que só existe uma resposta: milagre.
Somente milagre explica certas situações como essa, quando Deus tem um propósito, um chamado na vida de alguém, não importa as circunstâncias, se cumprirá.
Esse trecho mexeu demais comigo, pois eu já driblei a morte diversas vezes. E na última, fiz esses mesmos questionamentos que o Desmond. Não entendia o motivo de ainda estar viva, por qual razão o Senhor poupou a minha vida mais uma vez? Minha história tem sido uma sucessão de milagres, mas demorei a enxergar, demorei a ouvi-Lo.
Talvez você não possa salvar vidas literalmente (como um médico), mas há outras formas de salvamento. Muitas vezes salvamos alguém com gestos simples. As pessoas ao nosso redor estão numa guerra sem que a gente saiba. Um abraço, uma palavra de conforto/incentivo pode salvar o dia de alguém. Um ouvir atento e empático pode salvar alguém do desespero, da tristeza. Uma gentileza no trânsito pode mesmo salvar uma vida.
Existem tantas formas de salvar vidas: doar sangue, medula óssea, trabalho voluntário, doar seu tempo e sua atenção, doar algo que não usa (roupas, calçados, livros etc). Ainda que não se consiga salvar uma vida literalmente, podemos salvar alguém de momentos ruins. 
Podemos salvar pessoas todos os dias. Seja o socorro de alguém em algum momento. 
A vida é uma constante guerra. Peça sabedoria e direção ao Senhor para que lhe dê a oportunidade de salvar mais um.
Creio que fui chamada para salvar, de um jeito que só eu e Ele sabemos. Sua voz me guia para cumprir o Seu propósito, até o último suspiro.

Nenhum comentário: