sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fraturas


Na infância é um pouco comum uma criança cair e quebrar o braço, entre uma brincadeira e outra. No final das contas há criança que se diverte com aquele gesso sendo rabiscados pelos amigos.
Já quebrei alguns ossos, e aprendi que osso quebrado é para sempre. Mesmo voltando ao lugar, mesmo colando, mesmo com muita fisioterapia, ele continua quebrado. Não há nada que faça voltar como era antes, é como a porcelana, podemos colar, mas a marca da quebra fica. No caso do osso, a marca é invisível a olho nu, uma radiografia nos mostra a cicatriz.
Com criança é diferente (ouvi dizer), o osso “cola” rapidamente e normalmente se regenera sem cicatriz, pois está em desenvolvimento. No sei como é isso, quebrei meus ossos quando já era adulta, azar o meu.
Aparentemente ninguém diz que fui quebrada. Só eu sinto as marcas da fratura, de vez em quando uma fisgada, uma dificuldade em andar, são lembranças de algo que não deu certo. Precisei de muita fisioterapia.
Coisas imateriais também quebram, podemos “quebrar a cara” quando mergulhamos de forma intensa num relacionamento, quebramos a confiança quando não cumprimos a palavra dada, tantas coisas podem ser quebradas e doem, doem tanto quanto o osso, quando a quebra vem de alguém que amamos.
Quebrar relações significativas é uma das dores mais intensas, sangra, abre chagas profundas que demoram a se curar, algumas não curam nunca.
Assim como acontece com os ossos, as outras fraturas podem deixar marcas, a fisioterapia consiste no perdão, no reconhecimento de que todos somos pecadores, que as pessoas que amamos também são passíveis de erros irreversíveis. O perdão nos ajuda a tratar as feridas, olhar com misericórdia nossos erros (meu e do outro) nos faz mais compassivos e ajuda amenizar a dor.
Embora nem sempre seja possível curar todas as feridas, e as cicatrizes nos lembrem da dor vivenciada; ainda é possível viver, ter um propósito e deixar um legado.
Assim como meus ossos fraturados não me impedem de caminhar; as outras fraturas não me impedem de amar, perdoar, ter misericórdia e compaixão.
Que possamos estar em constante fisioterapia das coisas quebradas em nossas vidas.
Não deixe as “fraturas” empedrar o coração.
Um coração quebrantado está além das “fraturas”.



Nenhum comentário: