quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Inominável


 
A construção da identidade é a construção do significado existencial da pessoa. Ninguém vive sem nenhum fragmento de significação existencial, sem qualquer rastro de sentido, a vida não é possível. O vazio de identidade é de tal gravidade que produz a falência da linguagem para dar conta da realidade da inexistência.
Durante certo tempo tentei descrever a sensação de ter perdido a si mesmo, de se ter uma buraco negro dentro da alma. Eu que gosto tanto de palavras fiz um esforço para que alguma coubesse em minha Ausência. Esmiucei o dicionário, acabei com o estoque de adjetivos para tentar qualificar meus sentimentos, nenhum vocábulo foi suficiente para descrever meu estado. Descobri que diante de um grande vazio, de um deserto absoluto, a única resposta possível é o silêncio.
O peso do nada decreta a própria impossibilidade de ser e estar no mundo.
A vida vazia de significações em sua condição humana nos torna estranhos a si mesmo.
Se o vazio de significação não permite dizer, o vazio de si não permite calar.
Ecos do vazio quase me impossibilitam de expressar a realidade.
No caminho contrário do silêncio está a palavra, usada não para fugir da realidade, mas para mergulhar nela e reencontrar-se.
Por isso sou toda palavras, sou poeira do Verbo.

Nenhum comentário: