sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O arisco e a sensível



Vi essa imagem rolando por aí esses dias e vi diversas interpretações.
“Dormindo com o inimigo”
“Jugo desigual”
“O pecado e o Homem”
Além dessas, vi outra mensagem nessa imagem.
“O arisco e a sensível”
O arisco é aquele que se comporta de modo arredio ou esquivo, que foge ao convívio social, indivíduo que se afasta quando começa a intimidade, tem um gênio complicado de se lidar, intratável.
Sensível é a pessoa emocional, que se deixa comover com facilidade, empática; que tende a compartilhar do sofrimento alheio, solidária; que expressa compreensão e solidariedade, que é afetada com facilidade por atitudes alheias.
Parece óbvio que o primeiro sempre fere o segundo, eu já vi esse tipo de relacionamento. E não é necessariamente uma relação romântica, pode ser entre amigos, parentes, colegas de trabalho etc.
Não é que o arisco não tenha sentimentos, mas é que existe uma casca espinhosa cobrindo-os.
A pessoa sensível não é tão virtuosa como parece, falta-lhe maturidade emocional para não se deixar ser atingida pelos espinhos do arisco. A maturidade emocional lhe permite distinguir o que é seu e o que é do outro e não pegar para si o que não lhe pertence; isto é, os espinhos não são meus e muito menos responsabilidade minha.
Cada um com suas características!
E ao contrário do que li, creio que esse tipo de relacionamento pode ser benéfico para ambos.
Se os dois enxergam suas limitações é possível que cada um amadureça com a relação, não é preciso romper ou se afastar.
Creio que uma relação como essa, em longo prazo, possa fazer que o arisco seja menos arisco e que o sensível se fortaleça emocionalmente.

Nenhum comentário: