quarta-feira, 27 de julho de 2016

Como você quer ser lembrado?




Todos os dias, circulam dezenas de frases de efeito e pequenas mensagens na internet, muitas delas sobre bondade e gentileza.
Muitas dessas mensagens são retransmitidas (creio) na intenção de sermos mais gentis, bondosos e essas mensagens são uma forma de cada um dizer “quero um mundo melhor”. Mas o que muitos não percebem é que esse “quero um mundo melhor” depende de ser uma pessoa melhor. Para o mundo ser menos hostil, precisamos também ser menos hostis.
No final das contas, somos repetidamente consumido pelo espírito de “o importante é ser feliz” colocando os próprios interesses acima de tudo e, também, por um certo desprezo pelos outros. Afinal, cada um com seus problemas.
Então mesmo cercados de boas intenções, acabamos fazendo uma brincadeira, um comentário metida a besta, debochando de alguém e acabamos por enterrar o tal desejo de “um mundo melhor” no lata da arrogância humana, sendo um idiota por mera vaidade e egoísmo. Claro, ainda por cima, se achando o máximo por ter tido “uma sacada” que fez meia dúzia de pessoas rirem, às custas de alguém, só pra variar né.
Mas esse humor cruel, um dia também nos atinge, um dia também somos alvos de (meias) verdades em forma de piadinhas toscas. Somos algozes num dia e vítimas em outro. E só nos lembramos de sermos gentis quando sofremos a humilhação que até ontem era feita por nós.
Só nos lembramos da necessidade de sermos mais generosos quando nos falta aquilo que recusamos dar ao outro um minuto antes.
As pessoas podem esquecer de uma série de coisas no percurso da vida, mas existem coisas que ficam gravadas para sempre, quero destacar duas em especial. Nunca se esquece das pessoas que não reconheceram nosso valor intrínseco, que nos fizeram se sentir menos do que realmente somos, e também não se esquece de quem, com amabilidade nos resgatou dessa condição e devolveu a dignidade humana.


Como você quer ser lembrado?

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Identidade na dor



O sofrimento é a escola da alma
O grito de dor me ensinou que a vida é fugaz
Que o essencial é mesmo Invisível
Que nada aqui é meu e nem a Terra é meu lugar
Que a cura é uma necessidade tanto humana quanto espiritual
Algumas dores dilaceraram meu coração
Entendi que o único modo de tratar as feridas é conhecendo minha identidade
Sabendo quem eu sou, de onde vim e para onde vou.
Apesar da vida ser uma ferida em carne viva, não durará para sempre
Conforta-me saber que as dores do mundo são temporárias
Em minha peregrinação ouço Alguém que diz:
"Eu vi as tuas lágrimas, e ouvi as tuas orações”
Enquanto o mundo continua a ferir-me, vou me lembrando de quem eu sou
Meditar no sacrifício e ressurreição é um bálsamo
Aos pés da Cruz deposito o absurdo da vida
E é lá que minha existência faz sentido
A força para suportar o Maligno vem Daquele que me ensinou a Ser.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sepulcro Caiado


"Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade” (Mateus 23:27-28).

 Jesus, nesse texto, acusou os religiosos de sua época de hipócritas, que encenam uma vida de santidade, mas que na verdade estão mortos espiritualmente. São bonitos por fora, mas estão cheio de ossos secos. Por fora parecem justos, mas por dentro estão cheios maldade.
 Apesar de Jesus se referir aos religiosos de sua época, creio que essa passagem é atemporal, isto é, se encaixa perfeitamente nos dias atuais, existem pessoas que parecem um sepulcro caiado, ou seja, são podres por dentro, mas com uma bela aparência, e seu interior é parecido com um túmulo fétido, mas todo decorado com flores por fora, escondendo sua verdadeira essência. Quando falo em aparência não estou dizendo só da aparência física, mas da aparência geral, pessoas que parecem boas, que vivem pregando "paz e amor", carismáticas, enfim...
A pessoa pode ser bem relacionada, ter boa saúde e beleza física, isto é, uma vida repleta de boas referências. No entanto não adianta sustentar as máscaras enquanto por dentro está sujo e fedendo. Um ser vazio de significado, achando que essa vida de mentira pode preencher seu vazio interior e dar-lhe satisfação.
Quanto autoengano! Belos por fora, mas quando seu interior é revelado mostram-se diferentes, estão mortos e cheios de toda a imundícia, por conta de mentes cauterizadas e corações secularizados. Essas pessoas não sentem mais a dor do pecado e não se incomodam em ferir seu semelhante.
Há pessoas que gostam de se declarar como “seguidor de Jesus”, parece bonito (para ficar bem na fita). Mas rejeitam sua Palavra e quando ninguém está olhando são o que são; sepulcros caiados, túmulos fétidos, são mortos com aparência de vivos.
Um sepulcro caiado que se diz cristão é ainda mais grave, por causa do falso e mau testemunho. Pessoas que mancham o nome de Cristo.
Muitos desses estão dentro das igrejas, infectando o ambiente, ferindo pessoas, tirando o crédito da fé cristã.
Sepulcros caiados fazem muito mal ao Corpo de Cristo.