sexta-feira, 31 de julho de 2020

O feminino como figura de linguagem na Bíblia



São inúmeras as figuras de linguagem que utilizam a mulher, não pretendo esgotar, porém quero deixar alguns exemplos.

“’Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado’. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante.” (Is 42:14).

Todos conhecem a imagem de mulher dando à luz, algumas pessoas sentem até agonia quando assistem uma cena de parto, pois é uma imagem de intenso sofrimento com gritos e gemidos, respiração ofegante como se estivesse às portas da morte. É dessa maneira que Deus é apresentado exercendo amor e justiça com seu povo. Nesse trecho as figuras de linguagem utilizadas são a metáfora (comparação entre duas coisas), o antropomorfismo (conferir a Deus atributos humanos) e antropopatismo (atribuir a Deus emoções humanas). Quando falamos sobre Deus, somos forçados a empregar termos humanos, para chegar a um nível de compreensão razoável, sem essas figuras de linguagens seria impossível entender certas ações de Deus, a linguagem figurada nos ajuda a compreender a mensagem.

"Há muito tempo, eu quebrei o seu jugo e despedacei as correias que a prendiam. Mas você disse: ‘Eu não servirei! ’ Ao contrário, em todo monte elevado e debaixo de toda árvore verdejante, você se deitava como uma prostituta.” (Jr 2:20).

Mais uma vez uma figura de linguagem usando a mulher é utilizada, a metáfora comparando Jerusalém com uma prostituta retrata a infidelidade para com o Senhor. Essa metáfora da prostituta é frequentemente usada quando se refere ao relacionamento de Deus com seu povo evidenciando a idolatria, significando infidelidade, isto é, quando “sua noiva” dá preferencia às coisas da carne à vida do espírito, ficando suscetível aos deuses falsos.

 "Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem, Israel! Volte para as suas cidades. Até quando você vagará, ó filha rebelde? O Senhor criou algo novo nesta terra: uma mulher abraça um guerreiro.”
 (Jr 31:21-22).

Das imagens femininas que aparecem nas Sagradas Escrituras, as que se relacionam com o povo de Deus são uma das mais significativas. Em toda a Bíblia vemos essas imagens como Virgem, Filha(s) de Sião, prostituta, esposa infiel etc. Em Jeremias 31:21 seu povo é chamado de Virgem e logo em seguida no verso 22 usa a expressão filha rebelde. São diversos os termos usando a figura feminina.

Outras passagens que usam a figura feminina param se referir ao povo de Deus:

·         Além do mais o SENHOR diz: Pelo fato das filhas de Sião ser soberbas e andarem com seus pescoços esticados e olhares provocativos, caminhando e andando a passos curtos, ligeiros, à medida que avançam, fazendo um tilintar com seus pés.” (Is 3:16).

·         Portanto, o Senhor irá afligir com sarna a coroa da cabeça das filhas de Sião e o SENHOR irá expor as partes íntimas delas.” (Is 3:17).

·         “Esta é a palavra que o ­SENHOR tem falado a respeito dele. A virgem, a filha de Sião, tem te desprezado, rido de ti com desdém. A filha de Jerusalém tem meneado a cabeça em direção a ti.” (Is 37:22).

·         “Desperta, desperta, veste-te de poder, oh Sião. Veste tuas lindas vestes, ó Jerusalém, a cidade santa. Porque daqui em diante não mais haverá de entrar em ti o incircunciso e o impuro.” (Is 52:1).

·         Quem tem ouvido tal coisa? Quem tem visto tais coisas? Será a terra feita para produzir em um dia? Ou nascerá uma nação? Porque assim que Sião entrou em trabalho de parto, ela deu à luz os seus filhos.” (Is 66:8).

·         “Porque eu ouço uma voz como a de uma mulher em trabalho de partoa aflição como daquela que dá à luz seu primeiro filho, a voz da filha de Siãoque se lamenta, que estende suas mãos, dizendo: Ai de mim agora! Pois minha alma está exausta por causa dos assassinos.” (Jr 4:31).

·         “Portanto, tu lhes pregarás a seguinte Palavra: “Que os meus olhos não parem de derramar lágrimas noite e dia; porque a virgem filha do meu povo está gravemente ferida de um ferimento mortal”“. (Jr 14:17).

·         “Portanto, assim declara Yahweh: ‘Perguntai agora entre os gentios sobre quem já ouviu uma notícia dessas! Ação sobremodo horrenda cometeu a virgem, Israel! ’” (Jr 18:13).

·         “Portanto, Eu a edificarei mais uma vez, ó bela virgem, Israel! De novo serás adornada e com teus tamborins sairás dançando com os que se alegram.” (Jr 31:4).

·         “Coloca marcos e põe sinais nas estradas; reflete sobre o caminho pelo qual andaste. Regressa depressa, ó virgem de Israel, volta para as tuas cidades!” (Jr 31:21).

·         “Sobe a Gileade à procura de bálsamo, ó virgem filha do Egito; em vão multiplicas remédios; eis que não há cura para ti!” (Jr 46:11).

·         “Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei para te consolar, ó cidade de Sião? Pois a tua ferida é tão grande como o mar; quem poderá te curar?” (Lm 2:13).

·         “Eis que a virgem de Israel caiu! Nunca mais se erguerá! Está desprezada em sua própria terra; ficou abandonada e ninguém a levantará.” (Am 5:2).

·         “Canta, pois, alegremente, ó filha, cidade, de Tsión, Sião; rejubila, ó Yisra’êl, Israel, Vencer com Deus! Regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha, cidade, de Jerusalém!” (Sf 3:14).

 

Segundo Joseph Ratzinger:

 

O próprio Israel, o povo escolhido, é ao mesmo tempo apresentado como mulher, como virgem, como amada, como noiva e como mãe. {...} a figura da mulher se insere no mais íntimo da piedade e do relacionamento com Deus. {...} a relação de aliança entre Iahweh e Israel consiste em uma aliança de amor matrimonial, que o próprio Iahweh (assim apresenta Oseias de modo grandioso) aprofunda e ultrapassa: ele amou Israel, a jovem donzela, com um amor que se mostra indestrutível e eterno. {...} Isso significa que, na relação entre Deus e Israel, não somente Deus, mas também Israel participa como mulher, e que nesse relacionamento Israel é, a um só tempo, virgem e mãe. E é por essa razão que a aliança sobre a qual se fundamenta o caráter israelita de povo de Deus, e o de cada indivíduo israelita, manifesta-se entre as pessoas na fidelidade da aliança matrimonial, e não de outro modo: o matrimônio é a forma, resultante da aliança, do relacionamento recíproco entre o homem e a mulher, e sobre esse relacionamento recíproco se baseia toda a história humana. {...} Deus, o Único, de acordo com sua revelação na história, {...} a Ele pertence Israel, a criatura eleita, a filha de Sião, a mulher. (RATZINGER, 2018, p.9-10)

 

 

A FIGURA DA PROSTITUTA

 

Em Ezequiel, especialmente no capítulo 16 Israel é apresentada como uma adúltera que se entregou à prostituição. Seu povo absorveu nas relações com seus “amantes” as crenças, práticas e ideias pagãs. Houve promiscuidade sexual (v.6), adoração aos ídolos (v.17) e sacrifícios de crianças (Ez 16:20- 21).

Tanto no livro de Ezequiel quanto em Oséias, o amor de Deus pelo seu povo é diversas vezes comparado ao amor de um marido por sua esposa, mas bem diferente de um marido humano, Deus é paciente e justo ao lembrar suas promessas.

No livro de Oséias a figura da prostituta se torna mais dramática, pois há um casamento real para representar o casamento de Deus com seu povo. Oseias e Gomer são uma parábola viva. Deus ordena a Oséias que se case com uma “mulher da prostituição” (Os 1:2). A esposa de Oséias, Gômer é uma mulher marcada pela promiscuidade, teve três filhos, abandonou Oséias, e então Deus ordena que seu marido a resgate. Ele obedece e compra sua esposa novamente.

Assim como o Senhor faz com os seus, mesmo traído busca sua “noiva” e paga o preço desse amor. O preço pago foi o sangue de Jesus na Cruz.


 BIBLIOGRAFIA

 BAKER, D. W. ALEXANDER, T. D. STURZ, R. Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias, Introdução e Comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. 

BALDWIN, J. G. Daniel, Introdução e Comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2008. 

_____________. Ageu, Zacarias e Malaquias, Introdução e Comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. 

CARSON, D. A. Comentário bíblico: Vida Nova, 1 ed. São Paulo: Vida Nova, 2009.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado: versículo por versículo: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, volume 5, 2. ed. São Paulo: Hagnos, 2001.

EVERY CLAYTON, Joyce Elizabeth W. Fale, Mulher! Escutando mulheres da Bíblia,

1 ed. João Pessoa: Betel Brasileiro, 2017.

HARRISON, R. K. Jeremias e Lamentações, Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1984. 

HUBBARD, D. A. Joel e Amós, Introdução e Comentário- Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. 

_______________. Oséias, Introdução e Comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. 

MACARTHUR, John. Manual Bíblico MacArthur de Gênesis à Apocalipse, 2 ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019.

RATZINGER, Joseph. A filha de Sião [livro eletrônico]: a devoção Mariana na Igreja. São Paulo: Paulus, 2018.

RIDDERBOS, J. Isaías, Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova. 1986. 

RYKEN, Leland. Formas literárias da bíblia, 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.

______________. Para entender a Bíblia como literatura, 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.

TAYLOR, J. B. Ezequiel, Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 194.  

 


terça-feira, 28 de julho de 2020

Charles e Vincent


 

Você já se imaginou sentado ao lado de Vincent Van Gogh na igreja ouvindo um sermão de Charles Spurgeon? Sim, essa cena já aconteceu.

Provavelmente as pessoas ao redor não imaginavam quem seria aquele homem. Spurgeon já era um pregador famoso como muitos que temos e Van Gogh era o cara esquisito que colocou na cabeça que era artista. Charles Spurgeon é muito mais reconhecido hoje que na época em que pregava e Vincent Van Gogh se tornou um dos maiores artistas do mundo, talvez o maior.

Já parou para pensar que você pode estar se relacionando, ou que já conversou, esbarrou com alguém no seu dia a dia e daqui há 50/100 ou 200 anos esse alguém será muito reconhecido?

O tempo põe tudo no seu devido lugar, não desprezem as pessoas, não sabemos com quem nos encontramos, com quem conversarmos, quem de fato são as pessoas que temos contato. Nós não sabemos o que há na história delas, seus anseios, suas angústias. Não sabemos o que tem dentro de uma pessoa, podemos estar diante de uma grande alma. E sem se dar conta você encontrou pérolas, pessoas especiais.

Pense nisso na próxima vez que se encontrar ou conversar com uma pessoa qualquer, pois uma pessoa qualquer no fundo nunca é uma pessoa qualquer.

 

“Não existem pessoas comuns. É com os imortais que nós fazemos piada, trabalhamos e casamos; são os imortais aqueles a quem esnobamos e exploramos.”

 C. S. Lewis

sábado, 25 de julho de 2020

Maranata



Saudades... Angústia

Morri tantas vezes

De tantas formas

Que não caibo mais aqui

A Morte se tornou companheira

Minha amiga nesta vida Apresentou-me a Eternidade

Esta me convidou para sua morada

Mas não posso partir.

Meu Pai não me deixa sair dessa casa

"Tudo tem seu tempo, filha."

Nenhuma saudade é maior que a saudade do Lar.