sexta-feira, 31 de julho de 2020

O feminino como figura de linguagem na Bíblia



São inúmeras as figuras de linguagem que utilizam a mulher, não pretendo esgotar, porém quero deixar alguns exemplos.

“’Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado’. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante.” (Is 42:14).

Todos conhecem a imagem de mulher dando à luz, algumas pessoas sentem até agonia quando assistem uma cena de parto, pois é uma imagem de intenso sofrimento com gritos e gemidos, respiração ofegante como se estivesse às portas da morte. É dessa maneira que Deus é apresentado exercendo amor e justiça com seu povo. Nesse trecho as figuras de linguagem utilizadas são a metáfora (comparação entre duas coisas), o antropomorfismo (conferir a Deus atributos humanos) e antropopatismo (atribuir a Deus emoções humanas). Quando falamos sobre Deus, somos forçados a empregar termos humanos, para chegar a um nível de compreensão razoável, sem essas figuras de linguagens seria impossível entender certas ações de Deus, a linguagem figurada nos ajuda a compreender a mensagem.

"Há muito tempo, eu quebrei o seu jugo e despedacei as correias que a prendiam. Mas você disse: ‘Eu não servirei! ’ Ao contrário, em todo monte elevado e debaixo de toda árvore verdejante, você se deitava como uma prostituta.” (Jr 2:20).

Mais uma vez uma figura de linguagem usando a mulher é utilizada, a metáfora comparando Jerusalém com uma prostituta retrata a infidelidade para com o Senhor. Essa metáfora da prostituta é frequentemente usada quando se refere ao relacionamento de Deus com seu povo evidenciando a idolatria, significando infidelidade, isto é, quando “sua noiva” dá preferencia às coisas da carne à vida do espírito, ficando suscetível aos deuses falsos.

 "Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem, Israel! Volte para as suas cidades. Até quando você vagará, ó filha rebelde? O Senhor criou algo novo nesta terra: uma mulher abraça um guerreiro.”
 (Jr 31:21-22).

Das imagens femininas que aparecem nas Sagradas Escrituras, as que se relacionam com o povo de Deus são uma das mais significativas. Em toda a Bíblia vemos essas imagens como Virgem, Filha(s) de Sião, prostituta, esposa infiel etc. Em Jeremias 31:21 seu povo é chamado de Virgem e logo em seguida no verso 22 usa a expressão filha rebelde. São diversos os termos usando a figura feminina.

Outras passagens que usam a figura feminina param se referir ao povo de Deus:

·         Além do mais o SENHOR diz: Pelo fato das filhas de Sião ser soberbas e andarem com seus pescoços esticados e olhares provocativos, caminhando e andando a passos curtos, ligeiros, à medida que avançam, fazendo um tilintar com seus pés.” (Is 3:16).

·         Portanto, o Senhor irá afligir com sarna a coroa da cabeça das filhas de Sião e o SENHOR irá expor as partes íntimas delas.” (Is 3:17).

·         “Esta é a palavra que o ­SENHOR tem falado a respeito dele. A virgem, a filha de Sião, tem te desprezado, rido de ti com desdém. A filha de Jerusalém tem meneado a cabeça em direção a ti.” (Is 37:22).

·         “Desperta, desperta, veste-te de poder, oh Sião. Veste tuas lindas vestes, ó Jerusalém, a cidade santa. Porque daqui em diante não mais haverá de entrar em ti o incircunciso e o impuro.” (Is 52:1).

·         Quem tem ouvido tal coisa? Quem tem visto tais coisas? Será a terra feita para produzir em um dia? Ou nascerá uma nação? Porque assim que Sião entrou em trabalho de parto, ela deu à luz os seus filhos.” (Is 66:8).

·         “Porque eu ouço uma voz como a de uma mulher em trabalho de partoa aflição como daquela que dá à luz seu primeiro filho, a voz da filha de Siãoque se lamenta, que estende suas mãos, dizendo: Ai de mim agora! Pois minha alma está exausta por causa dos assassinos.” (Jr 4:31).

·         “Portanto, tu lhes pregarás a seguinte Palavra: “Que os meus olhos não parem de derramar lágrimas noite e dia; porque a virgem filha do meu povo está gravemente ferida de um ferimento mortal”“. (Jr 14:17).

·         “Portanto, assim declara Yahweh: ‘Perguntai agora entre os gentios sobre quem já ouviu uma notícia dessas! Ação sobremodo horrenda cometeu a virgem, Israel! ’” (Jr 18:13).

·         “Portanto, Eu a edificarei mais uma vez, ó bela virgem, Israel! De novo serás adornada e com teus tamborins sairás dançando com os que se alegram.” (Jr 31:4).

·         “Coloca marcos e põe sinais nas estradas; reflete sobre o caminho pelo qual andaste. Regressa depressa, ó virgem de Israel, volta para as tuas cidades!” (Jr 31:21).

·         “Sobe a Gileade à procura de bálsamo, ó virgem filha do Egito; em vão multiplicas remédios; eis que não há cura para ti!” (Jr 46:11).

·         “Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei para te consolar, ó cidade de Sião? Pois a tua ferida é tão grande como o mar; quem poderá te curar?” (Lm 2:13).

·         “Eis que a virgem de Israel caiu! Nunca mais se erguerá! Está desprezada em sua própria terra; ficou abandonada e ninguém a levantará.” (Am 5:2).

·         “Canta, pois, alegremente, ó filha, cidade, de Tsión, Sião; rejubila, ó Yisra’êl, Israel, Vencer com Deus! Regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha, cidade, de Jerusalém!” (Sf 3:14).

 

Segundo Joseph Ratzinger:

 

O próprio Israel, o povo escolhido, é ao mesmo tempo apresentado como mulher, como virgem, como amada, como noiva e como mãe. {...} a figura da mulher se insere no mais íntimo da piedade e do relacionamento com Deus. {...} a relação de aliança entre Iahweh e Israel consiste em uma aliança de amor matrimonial, que o próprio Iahweh (assim apresenta Oseias de modo grandioso) aprofunda e ultrapassa: ele amou Israel, a jovem donzela, com um amor que se mostra indestrutível e eterno. {...} Isso significa que, na relação entre Deus e Israel, não somente Deus, mas também Israel participa como mulher, e que nesse relacionamento Israel é, a um só tempo, virgem e mãe. E é por essa razão que a aliança sobre a qual se fundamenta o caráter israelita de povo de Deus, e o de cada indivíduo israelita, manifesta-se entre as pessoas na fidelidade da aliança matrimonial, e não de outro modo: o matrimônio é a forma, resultante da aliança, do relacionamento recíproco entre o homem e a mulher, e sobre esse relacionamento recíproco se baseia toda a história humana. {...} Deus, o Único, de acordo com sua revelação na história, {...} a Ele pertence Israel, a criatura eleita, a filha de Sião, a mulher. (RATZINGER, 2018, p.9-10)

 

 

A FIGURA DA PROSTITUTA

 

Em Ezequiel, especialmente no capítulo 16 Israel é apresentada como uma adúltera que se entregou à prostituição. Seu povo absorveu nas relações com seus “amantes” as crenças, práticas e ideias pagãs. Houve promiscuidade sexual (v.6), adoração aos ídolos (v.17) e sacrifícios de crianças (Ez 16:20- 21).

Tanto no livro de Ezequiel quanto em Oséias, o amor de Deus pelo seu povo é diversas vezes comparado ao amor de um marido por sua esposa, mas bem diferente de um marido humano, Deus é paciente e justo ao lembrar suas promessas.

No livro de Oséias a figura da prostituta se torna mais dramática, pois há um casamento real para representar o casamento de Deus com seu povo. Oseias e Gomer são uma parábola viva. Deus ordena a Oséias que se case com uma “mulher da prostituição” (Os 1:2). A esposa de Oséias, Gômer é uma mulher marcada pela promiscuidade, teve três filhos, abandonou Oséias, e então Deus ordena que seu marido a resgate. Ele obedece e compra sua esposa novamente.

Assim como o Senhor faz com os seus, mesmo traído busca sua “noiva” e paga o preço desse amor. O preço pago foi o sangue de Jesus na Cruz.


 BIBLIOGRAFIA

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CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado: versículo por versículo: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, volume 5, 2. ed. São Paulo: Hagnos, 2001.

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1 ed. João Pessoa: Betel Brasileiro, 2017.

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HUBBARD, D. A. Joel e Amós, Introdução e Comentário- Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. 

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MACARTHUR, John. Manual Bíblico MacArthur de Gênesis à Apocalipse, 2 ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019.

RATZINGER, Joseph. A filha de Sião [livro eletrônico]: a devoção Mariana na Igreja. São Paulo: Paulus, 2018.

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______________. Para entender a Bíblia como literatura, 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.

TAYLOR, J. B. Ezequiel, Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 194.  

 


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