domingo, 24 de junho de 2012

Em louvor aos escritores


          Outro dia li um texto de Ricardo Gondim intitulado “Em louvor ao livro”,  gostei muito.
         Como o Gondim e tantas outras pessoas tenho paixão  pelas letras, os livros são responsáveis por grande parte da minha formação ideológica. Considero a escrita uma criação fundamental para a evolução da humanidade.

         E como  falar dos livros sem falar dos escritores? São eles os responsáveis por tantas viagens que fiz, que fez me chorar e rir. Nossas conversas sobre inúmeros assuntos trouxe reflexões sérias que ajudaram a moldar meu caráter.

         Sim, eu converso com gente morta: Machado, Shakespeare, Drummond, Bandeira, Pessoa, e mais uma lista imensa.

         Os contemporâneos também sentam-se comigo para trocar ideias; Ricardo Gondim, Ed René Kivitz, Brennan Manning, entre tantos outros.

         O dialogo com os escritores me leva a 'mares nunca antes navegados', mergulho em águas profundas. Minha vida não seria uma epopeia sem essas  leituras.

         Se não fosse pelos escritores e suas obras provavelmente teria uma mente aprisionada pelo condicionamento mundano e minha alma se apequenaria diante das atrocidades da realidade.

         Ler  modifica o cérebro, já comprovado cientificamente. A leitura nos salva de um mundo medíocre, cria possibilidades, transcende os limites do espaço-tempo.

         Escrever é eternizar, escrever é não perdoar nunca, é não  esquecer jamais, é amar para sempre; os sentimentos ficam cristalizados, as ideias engarrafadas.

         As palavras quando libertas de um livro são capazes de transformar mundos por um tempo indeterminado,  ecoam pelo infinito.

         E toda honra seja dada a esses agentes de transformação, os escritores.

         Não poderia citar todos os  que fizeram a diferença em minha vida e principalmente na sociedade, são muitos os autores que mudaram o mundo.

          Sou infinitamente grata a todos aqueles que usaram seus dons e talentos tecendo letra a letra, formando palavras, criando textos para que nossos sentidos não ficassem privados dessa dádiva que é a leitura.

         Ler nos modifica  por inteiro.

         As palavras me foram dadas como presente dos céus e os escritores como companheiros de vida.     

         Leio para não viver em vão, leio e escrevo porque para mim não existe vida fora das letras.

         Foi a leitura que me incentivou a conhecer mais e mais dos mistérios do universo, foi por meio das  palavras que  conheci o Autor da minha vida.         

        

         As letras transformam e  a Palavra liberta.

         Um louvor aos escritores.
          E toda honra e glória ao Autor dos autores

Nenhum comentário: