sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Velha e mãe

Minha mãe e a Velha foram minhas grandes companheiras na infância.
Minha mãe me incentivou a ler,
A Velha foi meu anti-exemplo.
Minha mãe regou minha vocação,
A Velha de tão encrenqueira me ensinou a virtude da polidez.
Minha mãe era muito ocupada, trabalhava fora e deixava a Velha tomando conta de mim.
A Velha era muito estressada; berrava, xingava e as vezes batia também.
Mas minha mãe confiava na Velha.
Minha mãe era uma ótima dona de casa; limpava e cozinhava muito bem.
E a Velha, Ah, ela era uma velha assanhada, vivia trocando de namorado.
Foi da Velha na verdade que recebi o maior numero de lições.
Com a Velha aprendi o valor do silêncio, da reflexão, o solilóquio tornou-se hábito.
Respeito e justiça foram conceitos que a Velha me transmitiu.
Minha mãe não fazia a menor idéia das coisas que a Velha me ensinava.
De tudo que aprendi com a Velha, creio que a mais significativa foi a não-violência.
A minha mãe e a Velha não conviveram o suficiente para trocar experiências,
Lamentavelmente.
Só eu que ficava com as duas o tempo todo.
E agora já não sei de quem herdei a ética, já que nenhuma das duas a possui.
De uma eu sinto orgulho, da outra compaixão.

Nenhum comentário: