sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A moral e a ética e sua influência na sociedade







Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo com  origem no latim “morales”,  significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais, é uma reflexão sobre a moral e está ligada com a conduta, modo de agir.
Sei que é muito fácil confundir esses dois conceitos, então vamos lá. A moral vem da cultura, de uma sociedade que nos coloca o certo e o errado. A ética está mais ligada ao principio que rege a moral, “por que é errado matar?”, por exemplo.
E como muito se fala em moralismo, vamos ao conceito. Moralismo é a ação de manifestar, através das palavras e/ou ação, uma preocupação demasiada com questões de teor moral, geralmente, demonstrando juízo de valor para com os demais. Em certo grau todos somos moralistas, pois manifestamos juízo de valor  dizendo que é “X” ato/pessoa é bom/bem ou mau/mal.
Feito as devidas apresentações (ufa!), vamos ao assunto (tudo isso para tentar evitar interpretação distorcida).
Quero mesmo é falar de virtudes e seus reflexos na sociedade, que tem íntima relação com os conceitos de moral e ética.
Virtude do latim virtus” é uma qualidade moral/ética, não mera disposição; mais do que uma característica trata-se de uma inclinação interior para a prática do bem.
Existem as virtudes teologais que são  a fé, a esperança e a caridade; que se referem diretamente a Deus. E existem as virtudes humanas, chamadas também de cardeais ou morais. São elas a prudência, a justiça, a coragem e a temperança. As práticas dessas virtudes aperfeiçoam o comportamento do individuo, e da sociedade.
Já parou pra pensar que se todos tivessem as virtudes em alto grau não seriam necessárias as leis?
Um exemplo: se meu senso de justiça fosse bem apurado, não precisaria de lei pra dizer que é necessário ceder  lugar no transporte público aos mais velhos. Mas como não há esse senso de justiça foi criada uma lei.
Se houvesse prudência, não seria preciso uma lei para dizer ao cidadão que não se pode dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.
Exercitar as virtudes sejam as teologais ou as cardeais não só nos ajudam a ser pessoas melhores, mas também ajuda a criar uma sociedade melhor.
Sei que não existe mundo ideal, mas buscar ser uma pessoa melhor e buscar uma sociedade mais digna de se viver deveria (acho) ser o ideal de todos.
Se você pensar com carinho nas coisas que acabou de ler, em nossa sociedade, no mundo-cão que vivemos, você pode concluir que grande parte dos males que existem são de ordem moral e ética.
Reflexão de uma pessoa que busca ser virtuosa.







Nenhum comentário: