quarta-feira, 29 de junho de 2016

Homem e homenino



Homem que é comprometido pode e deve ter amizade com o sexo oposto, é saudável. Mas o Homem sabe muito bem, que a sua melhor amiga deve ser sua companheira. As outras amigas devem ser vistas e tratadas como irmãs.
O homenino, independente se estar solteiro ou comprometido, vive testando seu poder de sedução com as amigas, fazendo elogios indevidos, pois quer testar seu charme e saber se elas irão se sentir atraídas por ele.
No fundo é um inseguro, pois precisa o tempo todo testar o quão sedutor ainda pode ser.
O Homem conhece seu poder de sedução, e não faz mais testes, pois já conquistou sua mulher.
Homem: tem meu respeito e admiração
homenino: tem hora que sua "sedução" cansa e a amizade esfria.

Homem assume compromisso, honra a palavra dada. O Homem sabe que confiança é algo fundamental nos relacionamentos. Sabe que a disciplina faz parte do ser adulto, e sabe combinar responsabilidade com liberdade.
O homenino é irresponsável, não cumpre seus compromissos, sua palavra não tem credibilidade. Ele fala que vai e não vai, chega atrasado, diz que se confundiu, cria desculpas esfarrapadas para tentar disfarça sua imaturidade.
Homem: tem meu respeito e admiração
homenino: me cansa!

O Homem não tem vergonha de errar, e tem arrependimento sincero quando o faz. Ele admite suas falhas e defeitos com honestidade e não tem problema algum em pedir desculpas. E o melhor, o Homem enfrenta as consequências dos seus erros, ainda que seja doloroso.
O homenino tem dificuldade em enxergar seus erros e quando enxerga é muito difícil admitir. Ele tenta manipular a situação de modo a favorecê-lo, usa a omissão ou dissimulação para fazer com que as pessoas deixem o erro passar batido. O homenino pensa que não falar sobre seus erros fará com que eles desapareçam, ou as pessoas irão esquecer. Essa atitude só faz criar mágoas/ressentimentos em seus relacionamentos.
Homem: tem meu respeito e admiração
homenino: me irrita

O homenino não tem sua masculinidade definida ainda, então ele testa sua masculinidade por meio de conquistas. Seduz o maior número possível de mulheres, brinca com seus sentimentos. O homenino faz com que suas conquistas sintam ciúmes das outras mulheres, gosta da sensação de ser disputado. Faz joguinhos; faz declaração depois fica indiferente, a sensação de controle disfarça a falta de hombridade (ele acha).
O Homem tem consciência de sua masculinidade e hombridade, não precisa de jogos e testes. Sabe o que quer, escolhe somente uma mulher para conquistar e não brinca com as outras.
Homem: tem meu respeito e admiração (são ótimos amigos)
homenino: quero distância



sábado, 18 de junho de 2016

Oração



Oração, diferente do que muita gente pensa, não é um momento para fazer pedidos e expor nossas necessidades, apesar de também fazermos isso enquanto oramos.
Oração é uma conversa com Deus, é a manutenção de nosso relacionamento com Ele. Afinal ninguém se relaciona sem se comunicar. Há muitos que ainda pensam que se orar com fé, nosso pedido será atendido fazendo uma leitura errônea de Mateus 21:22. (E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis).
Deus continua sendo Deus mesmo quando não atende nossos pedidos, Ele é soberano e não nos deve nada, nem mesmo uma explicação. E também Deus não é o gênio da lâmpada, um realizador de desejos. E se o pedido não for atendido não significa falta de fé, Deus tem seus propósitos e nem tudo pode ser revelado. Fé é confiar nas respostas do Senhor, seja ela sim, não ou espere.
Mas por qual motivo muitos ainda acreditam que seus pedidos devem ser atendidos?
Alguns dizem: “Mas eu pedi em nome de Jesus.” João 14:14 (Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei) Oi?!
A razão, creio, é o entendimento equivocado das Escrituras. Não é sensato fazer uma afirmação, baseado em apenas um versículo.
Vamos analisar sobre o versículo de João, que foi citado, acrescentando o versículo anterior e posterior. Deixei em negrito algumas palavras que devem ser consideradas.
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:13-15.
Será que agora a interpretação é a mesma? Veja que o propósito para a realização de um pedido é glorificar o Pai por meio do Filho, Jesus Cristo. Se o pedido não glorifica ao Senhor, ainda que seja feita em nome de Jesus, não há razão para tal. Aliás, todo cristão autêntico tem a consciência que tudo, absolutamente tudo, deve ser para honra e glória do Senhor.
Outra passagem bíblica que merece atenção:
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmos 37:4-5).
Trecho que é usado para dizer que Deus atenderá nossos pedidos.
Como interpreto esse trecho? O Senhor somente atenderá os desejos do meu coração se eu me deleitar Nele.
Deleitar: sensação de contentamento; satisfazer-se, experimentar prazer, contentamento; regozijar-se, deliciar-se.
Quando eu me deleito no Senhor (Salmos 1 e 19) eu também me deleito em Sua lei, Seus preceitos e Sua vontade, isto significa que Ele atenderá os desejos do meu coração simplesmente porque meus desejos estão alinhados com os Dele.
Existem muitas passagens bíblicas sobre oração, esse texto não tem a intenção de explorar uma por uma. Apenas uma breve reflexão, pois ainda existe a ideia de que oração é fazer pedidos.
Oração é comunhão com o Senhor.



terça-feira, 7 de junho de 2016

A Espada e a Cruz


Ela viu a face da Morte
Ela visitou o Sheol
Ela conheceu  Hades
Ela está desesperada
Ela sorri, todos acreditam

A vida é uma chuva ácida
Sobre sua alma
Cada gota é uma fração a mais do enxofre que lhe inunda
E ela segue cantando a ‘Canção do Fim da Dor’
Rasgando lembranças, sepultando memórias
Expulsando fantasmas

Ela coleciona anjos caídos
Da gaiola eles cantam
Suas tentações prediletas
Ela pega a Espada
Ela os golpeia
Eles recuam
Ela descansa
Eles recomeçam
Cansada de lutar

Ela repousa na Cruz