sábado, 18 de junho de 2016

Oração



Oração, diferente do que muita gente pensa, não é um momento para fazer pedidos e expor nossas necessidades, apesar de também fazermos isso enquanto oramos.
Oração é uma conversa com Deus, é a manutenção de nosso relacionamento com Ele. Afinal ninguém se relaciona sem se comunicar. Há muitos que ainda pensam que se orar com fé, nosso pedido será atendido fazendo uma leitura errônea de Mateus 21:22. (E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis).
Deus continua sendo Deus mesmo quando não atende nossos pedidos, Ele é soberano e não nos deve nada, nem mesmo uma explicação. E também Deus não é o gênio da lâmpada, um realizador de desejos. E se o pedido não for atendido não significa falta de fé, Deus tem seus propósitos e nem tudo pode ser revelado. Fé é confiar nas respostas do Senhor, seja ela sim, não ou espere.
Mas por qual motivo muitos ainda acreditam que seus pedidos devem ser atendidos?
Alguns dizem: “Mas eu pedi em nome de Jesus.” João 14:14 (Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei) Oi?!
A razão, creio, é o entendimento equivocado das Escrituras. Não é sensato fazer uma afirmação, baseado em apenas um versículo.
Vamos analisar sobre o versículo de João, que foi citado, acrescentando o versículo anterior e posterior. Deixei em negrito algumas palavras que devem ser consideradas.
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:13-15.
Será que agora a interpretação é a mesma? Veja que o propósito para a realização de um pedido é glorificar o Pai por meio do Filho, Jesus Cristo. Se o pedido não glorifica ao Senhor, ainda que seja feita em nome de Jesus, não há razão para tal. Aliás, todo cristão autêntico tem a consciência que tudo, absolutamente tudo, deve ser para honra e glória do Senhor.
Outra passagem bíblica que merece atenção:
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmos 37:4-5).
Trecho que é usado para dizer que Deus atenderá nossos pedidos.
Como interpreto esse trecho? O Senhor somente atenderá os desejos do meu coração se eu me deleitar Nele.
Deleitar: sensação de contentamento; satisfazer-se, experimentar prazer, contentamento; regozijar-se, deliciar-se.
Quando eu me deleito no Senhor (Salmos 1 e 19) eu também me deleito em Sua lei, Seus preceitos e Sua vontade, isto significa que Ele atenderá os desejos do meu coração simplesmente porque meus desejos estão alinhados com os Dele.
Existem muitas passagens bíblicas sobre oração, esse texto não tem a intenção de explorar uma por uma. Apenas uma breve reflexão, pois ainda existe a ideia de que oração é fazer pedidos.
Oração é comunhão com o Senhor.



Nenhum comentário: