domingo, 20 de novembro de 2016

Terreno baldio ou Jardim?



Terreno baldio é um terreno abandonado ou sem dono. É caracterizado por falta de manutenção, mato alto, lixo ou entulho no local. Além de, por vezes, também serem encontrados animais como ratos e baratas. Também é comum a utilização indevida da área por marginais, como por exemplo para desova de cadáveres.
Um jardim é um espaço planejado, normalmente ao ar livre, para a exibição, cultivação e apreciação de plantas, flores e outras formas de natureza. A etimologia da palavra refere-se a "algo fechado", uma vez que teria origem no radical "garth", proveniente das línguas nórdicas e saxãs, que significa "cintura ou cerca".
Existem diversos tipos de jardins, que se diferenciam por suas características e funções. Jardinagem é a atividade de cultivar e manter um jardim. 

Na sua vida diária e nos relacionamentos você pode ser terreno baldio ou jardim. 
Quando você permite que as pessoas joguem seus lixos (frustrações, expectativas irreais) em você, ou quando as pessoas com as quais se relaciona não fazem manutenção do relacionamento fazendo crescer os matos (a distância, a falta de carinho e atenção) . Então existe a chance desse terreno baldio ter também animais como ratos e baratas (mágoas, ressentimentos). E por fim, esse terreno baldio terá cadáveres (gente que você matou em seu coração).
Você também pode ser jardim, ser uma pessoa aberta para a vida e para relacionamentos (jardim ao ar livre), mas ao mesmo tempo se preserve (como na etimologia da palavra "cerca"), isto é, não deixe qualquer um entrar, e não deixe que os convidados, pisem nas flores (seus sentimentos, valores). Cuide bem do seu jardim, mostre que tem dono (você) e que tem também um jardineiro (Deus). Aquele que não sabe diferenciar um terreno baldio de um jardim é um tolo cego. Não se perca tentando mostrar a diferença.
Apenas cuide do seu jardim, regue, pode, corte e você atrairá borboletas (pessoas que apreciam sua beleza e se alimentam do seu néctar).
Lembre-se a cada momento, a cada dia, em cada relacionamento você escolher ser terreno baldio ou jardim.
Eu escolho ser jardim!

Nenhum comentário: