domingo, 14 de outubro de 2007

Comprometimento E Credibilidade






Você está comprometido com Cristo? Credibilidade: você tem? Então vamos refletir...
Estar comprometido é ter compromisso com algo ou alguém e cumprir o combinado, a partir da sua fidelidade com o compromisso assumido você tem crédito junto à outra parte. É assim nos negócios, nas relações afetivas e amorosas, na família e com Deus.
As ações são frutos do caráter, pelas atitudes percebe-se quem está comprometido. Não é julgamento, é uma lei. O comprometimento traz um esforço para cumprir o que a outra parte espera de nós, uma busca por manter o contrato, preservando a relação.
Com Deus o conceito permanece, porém com maior ênfase no interior (coração) do que no exterior (ações), a lei da causa e efeito. ”A boca fala do que está cheio o coração”, isto significa que para ser fiel com Deus não basta ser bonzinho, é preciso ter um coração limpo, uma mente renovada. No mundo podemos estar comprometidos apenas fazendo nossa parte, com Deus, primeiro temos que ter um compromisso de coração para que as boas obras reflitam nossa fidelidade em Cristo, assim teremos crédito como cristão, honrando o nome Daquele que nos salvou.
E o que é ter crédito como cristão? Já ouviu pessoas falando de cristão como crente, de forma pejorativa? É isso. Estar comprometido com o cristianismo é dar credibilidade a Cristo, a fé em Jesus. Através das nossas atitudes mostramos nosso cristianismo de forma que a causa da nossa vida tenha como efeito a salvação de muitos.
Para que se consiga alcançar os outros nosso cálice tem que estar transbordando, e se nosso cálice não está transbordando é preciso se encher da palavra de Deus, afinal ninguém dá o que não tem.
Em nosso dia a dia é sutil a diferença. Quantas vezes você não se queixou por causa de alguém que não foi muito gentil com você, será que essa pessoa não necessitava de alguém com o cálice transbordando para ser alcançada? Mesmo entre os cristãos, há aqueles que sentimos indiferença de sua parte, será que ele não precisa de mais amor para poder demonstrar amor? Lembrem-se não podemos dar o que não temos.
Assim como o comprometimento, a credibilidade é demonstrada no dia a dia. As pessoas podem contar com você? Quando recebe um e-mail que pede retorno, você responde? Quando é deixado um recado no seu celular, em casa ou no trabalho, você retorna a ligação? Você honra seus compromissos? Houve um tempo em que a palavra valia mais que uma assinatura. Hoje tanto uma como a outra não são sinais de credibilidade. A palavra era sinônimo de confiança, ela por si só era capaz de estabelecer um trato. Dizer que alguém não tinha palavra era a pior ofensa. Mas infelizmente os tempos mudaram, a prática de pequenas e grandes mentiras tem corrompido a ética e os valores cristãos, fazendo com que sejamos desleais com Aquele que é fiel para todo o sempre.O caráter cristão vai se desgastando com pequenos delitos, e o comprometimento acompanha esse desgaste com a mesma intensidade deixando o nome de Cristo desacreditado.
Comprometimento e credibilidade estão diretamente ligados e são proporcionais um ao outro.
Vamos exercitar esses conceitos?

Nenhum comentário: