terça-feira, 23 de julho de 2013

Futuro do Pretérito


O futuro do pretérito é tempo verbal usado para indicar hipótese, incerteza, representa um futuro em relação a um tempo passado. Pode indicar condição, referindo-se a uma ação futura, vinculada a um momento já passado, usando como auxiliar a palavra se.



Ex:  Eu teria feito ...

      Eu falaria com ele...

      Nós iríamos...



Esse tempo verbal existe somente na gramática, na vida real não.

Deixemos de incorporar esse tempo verbal na nossa vida.

Pretérito é passado e o futuro do passado é uma contradição de termos.

O tempo tem patrão e só a Ele obedece a ordens.

Algumas vezes minha vida virou de cabeça pra baixo por causa de um tempo que eu nem consigo contar, cronologicamente eu diria que é um tempo inferior a milésimos de segundos, tal foi sua velocidade. Em menos de um piscar de olhos vi tudo se transformar.

Quando esse tipo de evento ocorre em nossas vidas, o mais comum é querermos entrar na máquina do tempo, virar o ponteiro para um segundo antes do fato.

Mas a vida não é um filme de ficção científica, as coisas acontecem e ficar conjugando a vida no pretérito do passado é mesmo um atraso de vida.

Se eu tivesse percebido antes, se eu tivesse pegado outra via, outro horário, se eu conhecesse antes o que conheço hoje, se eu não tivesse me envolvido naquilo, se ..., se..., se...

Não existe!

As hipóteses são boas quando o foco é o futuro, no passado elas são pura perda de tempo.

De tanto pensar em hipóteses aprendi que elas não levam a lugar algum, é um beco sem saída. Você continua no mesmo ponto da vida tendo que seguir.

Verbo é ação, movimento.

O pretérito do passado é uma ação natimorta.

A vida requer movimentos vivos.





Nenhum comentário: