sexta-feira, 5 de julho de 2013

Árvores







Esta árvore fica perto do meu trabalho, passo por ela diariamente.
O bairro tem várias praças e pequenos jardins. Ela fica em um desses pequenos jardins e se destaca. Totalmente pelada, sem folhas e sem frutos, diferente de todas as outras. De uma beleza ímpar, todo seu tronco e galhos tem uma cor uniforme e brilhosa.
Ao vê-la todos os dias, pensei: "ela não exerce suas funções como as demais".
A função principal das árvores é equilibrar a temperatura do planeta, captando e armazenando gases que são tóxicos para nós. Mas elas possuem inúmeras outras funções: amenizam a força do vento; servem de habitat para os pássaros; alimentam quando dão frutos; protegem o lençol freático; evitam o ressecamento do ar através da transpiração; fornecem sombra para os automóveis e pessoas entre diversas outras coisas. Sem folhas e frutos não é possível realizar suas principais funções.
Esta tem apenas a função estética, embelezar o jardim e o dia de quem aprecia a natureza, que é o meu caso.
Comparando as árvores com os seres humanos, pensei que como gente também temos nossas funções. Assim como as árvores podemos dar abrigo (físico, emocional) aos outros, podemos equilibrar a temperatura de um ambiente (sendo mansos e compassivos), podemos alimentar nossos semelhantes de muitas maneiras com nossos frutos.
Quando nada fazemos pelos outros somos como a árvore sem folhas e sem frutos.

Nenhum comentário: