sábado, 1 de março de 2014

Carpe Diem


Carpe diem é um termo em latim, e é traduzido para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato.
Conheci essa expressão no filme "Sociedade dos Poetas Mortos" , em que o professor Keating (Robin Williams) utiliza-a para incentivar seus alunos a viverem bem, “Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas."
Percebi que existem duas formas de interpretar essa expressão, uma é o “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos” , eu diria que é uma forma inconsequente de viver o Carpe diem, e até mesmo desprezar o sentido mais profundo que essa expressão nos traz.
A outra forma de ver o Carpe Diem é justamente o oposto: porque morreremos amanhã, não podemos só comer e beber, isto é, só viver os prazeres da vida.
Alguns dias atrás estava me sentindo incomodada ao observar tamanha negligência com a vida que algumas pessoas tem. Lembrei-me das lições que essa pequena expressão pode nos dar.
Ao comentar isso com alguns amigos, a questão vida após a morte entrou no debate. Certamente a crença faz muita diferença na maneira como interpretamos o Carpe Diem. Mas também acredito que independente da sua crença religiosa, podemos ter uma visão mais profunda do Carpe diem, de aproveitar o dia e viver bem.
No filme o professor explica aos seus alunos que os poetas antigos se dedicavam a extrair a essência da vida, “Um dia vamos parar de respirar, vamos ficar frios e morrer”, uma maneira de tentar passar aos jovens que a vida é muito mais do que eles imaginavam.
E as reflexões que devemos fazer são: quando pararmos de respirar, o que ficará? O que estamos deixando nesse mundo? O que estamos plantando no coração das pessoas? Como seremos lembrados? Qual será nosso legado à humanidade?
A dieta, esses 5 quilos a mais, farão mesmo diferença? Do quê as pessoas se lembrarão em nosso enterro, nossas roupas de grife, o carro?
Será que o número de viagens que fizemos tornará a vida de alguém melhor? E qual foi o uso que fizemos de nosso conhecimento, de nossos diplomas?

Torne sua vida extraordinária! CARPE DIEM!

Nenhum comentário: