domingo, 3 de novembro de 2013

Como devemos amar?





          “Ame o seu próximo como a si mesmo” ou “Ame o seu próximo como Cristo vos amou” ?
            Ambos mandamentos constam nas Sagradas Escrituras. O primeiro  mandamento só é possível quando nos reconhecemos no outro.
            A maturidade espiritual implica em olhar o próximo não como um outro em oposição, mas como um espelho do eu, com a consciência de que 'ele sou eu'.
            Acredito que essa é a essência  de uma espiritualidade sadia, pois se sou humano tenho as mesmas fraquezas, fazemos parte da mesma humanidade, e tudo o que acontece ao outro pode me acontecer também.
        Quando meus semelhantes são diminuídos, humilhados, oprimidos, sou eu também. Quando meus semelhantes são honrados  e respeitados  em sua dignidade,  sou eu.
       Porém muitas pessoas ainda sem a consciência de sua Imago Dei, acaba por aplicar o primeiro mandamento com base em sua própria medida, transferindo para o outro seus valores, e amando o próximo conforme seus próprios critérios do que é bom ou mal, pensando só no que lhe é importante, sem levar em consideração as diferenças e a subjetividade humana.
        Então o mandamento de “ame o seu próximo como a si mesmo” deve ser  na verdade  “ame seu próximo como Cristo vos amou” , para que a modelo de amor seja o de Cristo, não o humano.
       Creio que o mandamento foi modificado para que não corramos o risco de “amar o próximo como a si  mesmo” seja algo egoísta, pois se usarmos somente a nossa medida para amar, será a medida com falhas do caráter egocêntrico e intrínseco ao ser humano.
       Mas Cristo nos amou, doando-se, sofrendo as nossas dores para que possamos também sofrer as dores do próximo, levando em consideração cada um de nós. Porque apesar de diferentes somos feitos da mesma matéria. Singulares em suas histórias e iguais no projeto original.
         O que dói no outro fere o meu coração, e sei  que não estou isenta de ser atingida pelo o que acontece ao outro. Que o “amar ao próximo como a si mesmo” seja conforme  a medida e o modelo de Cristo.

Nenhum comentário: