segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mulher solteira

 
         
   
         Em uma cultura patriarcal em que a mulher, apesar de grandes conquistas, ainda é mal vista quando sozinha, ou seja, no imaginário dos outros (homens e mulheres), há algo de errado conosco porque não temos um marido, namorado, noivo, ou somos vistas como ameaçadoras da estabilidade conjugal. Mulheres com compromisso não veem com bons olhos mulheres avulsas perto de seus companheiros. Homens acham que mulher solteira é sinônimo de disponibilidade total. Afinal a solteira não tem nada a perder, certo? Errado. Tem o seu valor que a sociedade tenta diminuir ao som de “porque continua solteira?” ou “vou te apresentar um amigo”. Encontro às escuras e desconfiança sobre a identidade sexual, são itens da lista de uma solteira. Sem contar a investigação contínua sobre o motivo de não ter um compromisso estável. Como um mistério criminal a ser desvendado, as perguntas são: Já namorou? Porque não casou? Porque não deu certo com fulano? Pretende se casar um dia?
E os comentários: o sicrano combina com você, deveria sair mais para conhecer gente diferente, o amor da sua vida não vai bater na sua porta, blá, blá, blá...
Sinceramente, não me incomodo com isso, acho que já me acostumei. O que incomoda é meu estado civil interferir nas minhas relações pessoais. É não ter espaço na igreja, os raros adultos solteiros são negligenciados. É ver uma (não tão) amiga ficar com ciúmes de mim. É perceber que os amigos do sexo masculino me tratam de forma diferente na frente das namoradas/esposas, porque sou solteira e, portanto uma ameaça. É ver um homem considerar que estou paquerando ele, quando estou sendo apenas gentil e simpática.
         Pior do que estar solteira é ser alvo do pré conceito da sociedade. É as pessoas acharem que meu maior problema é meu estado civil quando tenho tantas  dificuldades na vida.
Não me deixo vitimar por esse preconceito porque tenho total consciência que minha condição de solteira é uma escolha exclusivamente minha. Há algum tempo, escolhi ter um tipo de relacionamento que hoje é muito raro, tenho um propósito, um compromisso de só me envolver com alguém que esteja alinhado com esse propósito.
         Enquanto esse momento não chega vou continuar solteira de forma tranquila, em paz, porque confio plenamente nos planos Dele.


Nenhum comentário: