domingo, 21 de agosto de 2016

Máscaras



Normalmente usamos o termo máscara quando queremos falar de falsidade.  Falsidade é a característica do que não é verdadeiro. Quase todo mundo concorda que uma pessoa falsa tem um desvio de caráter, ocultar a verdade para levar vantagens, ganhar status, desmoralizar pessoas, entre outros.
Além da falsidade, há também a dissimulação. Existe uma diferença entre ser falso e ser dissimulado. Dissimulação é o ato de esconder os próprios sentimentos, intenções, tornar invisível ou pouco perceptível; ocultar, disfarçar. Falamos que alguém usa máscara tanto para um conceito quanto para o outro. Ser falso ou dissimulado é usar máscara. Infelizmente em nossa sociedade nos vemos pressionados a usar máscaras, em nome da boa educação, do convívio social, dissimulamos/ocultamos nossos reais sentimentos e pensamentos. Imagina como seria uma pessoa que verbalizasse tudo o que pensa e sente?

 A questão não é quem usa ou não usa máscara, todos nós usamos máscaras para viver em sociedade, não é possível ser verdadeiro/demonstrar tudo o tempo todo (alguém discorda?). 
A questão que eu quero deixar é: em que circunstâncias você tira sua máscara? Quais são os momentos que você se revela? Revelar é tirar o véu, deixar ver, mostrar, descobrir, fazer conhecer. E ainda, e mais importante: para quais pessoas você se revela? Para quem você tira a máscara?

Nenhum comentário: