segunda-feira, 20 de março de 2017

Confissões de Agostinho


Agostinho de Hipona conhecido como Santo Agostinho era um jovem como qualquer outro jovem de sua época, vivia uma vida hedonista, e até se converter ao cristianismo, Agostinho se interessou por diversas filosofias e religiões. Aos 32 anos se converteu ao Cristianismo. Escritas dez anos após sua conversão, as Confissões são, ainda hoje, modelo de narração autobiográfica. Uma autobiografia recheada de citações meditadas das Escrituras e de reflexões filosóficas revela a alma inquieta de Agostinho. Ele tinha uma busca sincera e intensa de encontrar a verdade definitiva, absoluta, tinha uma imensa sede de saber. As Confissões revelam o pensamento de um homem que antes tinha devotado sua vida aos prazeres e agora revela a profundidade dos problemas da existência humana, mostra um coração corrompido e principalmente arrependido, um ser humano a procura de Deus. O próprio título indica o propósito da obra, confessar seus erros, pecados e a necessidade de uma vida submetida ao Senhor. Quando li essa obra, já convertida, me identifiquei em algumas coisas, pois me converti já na fase adulta como ele, tive uma visão hedonista da vida, e então tal como o santo vivia em busca da Verdade, enfim reconheci que minha vida pertencia ao Cristo ressurreto. Uma pessoa que se declara cristã não pode deixar de ler esse livro, essencial. 

 "O que sei, Senhor, sem sombra de dúvida, é que te amo. Feriste meu coração com tua Palavra, e te amei.[...] Tarde Te amei [...] Tu me chamaste, gritastes por mim, e venceste minha surdez. [...] O homem, partícula de Tua criação, deseja louvar-Te. [...] Porque nos fizeste pra Ti e nosso coração está inquieto enquanto não descansar em Ti."


Nenhum comentário: