segunda-feira, 20 de março de 2017

Lewis: O mais relutante dos convertidos


Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S.Lewis (1898-1963) foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico, nascido na Irlanda do Norte. Destacou-se pelo trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis As Crônicas  de Nárnia”.
Seus livros já venderam mais de cem milhões de exemplares em todo o mundo, incluindo clássicos como “Cristianismo puro e simples” e “Cartas de um diabo a seu aprendiz”. Contudo, C.S.Lewis nem sempre foi um gigante da fé cristã. Este livro revela um aspecto particular de sua vida, seu período de ateísmo, a jornada pessoal, de ateu convicto a um dos mais influentes escritores cristãos de nosso tempo.
 Ao abandonar o ateísmo, Lewis se tornou um destemido e bem-sucedido mensageiro da fé, principalmente no meio acadêmico e literário. Foi altamente respeitado no campo da literatura em toda a Europa, tanto como professor quanto como escritor. Em Oxford conheceu vários escritores famosos, como J.R.R. Tolkien (autor de “O Senhor dos Anéis”, de quem viria a se tornar grande amigo).
Encontramos em seus livros de ficção muitas metáforas e alegorias referentes ao cristianismo, misturado a mitos nórdicos. Seus últimos anos de vida foram retratados no filme norte americano “Shadowlands” (Terra de Sombras), protagonizado por Anthony Hopkins.
Em sua famosa obra “Cristianismo puro e simples”, Lewis explica os fundamentos do cristianismo. Eu entendi o que significa ser cristão a partir dessa obra. Foi por meio desse livro que pude compreender perfeitamente o cristianismo porque partiu justamente de alguém que também não entendia, por isso a considero fundamental. Lewis faz o cristianismo parecer a coisa mais lógica do mundo em seus argumentos.
 Rejeitou qualquer crença para depois se tornar um dos autores cristãos mais influentes. Quem poderia ser melhor defensor da fé cristã do que aquele que a rejeitou?

 O mais relutante dos convertidos foi “Surpreendido pela Alegria” titulo de sua autobiografia, em que descreve explicitamente seu encontro com Deus. 

Nenhum comentário: