quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Rembrandt e Paulo

 


Essa é a tela "Apóstolo Paulo na prisão" (1627) de Rembrandt.

Vamos prestar atenção em algumas coisas que estão nessa tela. O apóstolo Paulo está parecendo bem idoso, meio careca, com o restante dos cabelos brancos e uma longa barba branca também. Paulo morreu aos 62 anos, seria essa a aparência de um homem de 62 anos naquela época?

Paulo está sentado com olhar fixo no nada, a mão sobre a boca, compenetrado pensando. Em seu colo parece ter um livro e nas mãos um objeto parecido com caneta ou lápis. Paulo não poderia ter um livro como esse da imagem, livros nesse formato começaram em 1455 e o apóstolo foi morto em 67 D.C, diferença de no mínimo 1388 anos. Além do mais o próprio apóstolo declara em 2 Timóteo 4: 13 que escrevia em pergaminhos:

"Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos."

Também desconfio do objeto em suas mãos, certamente para escrever, no entanto o artista contextualizou a cena conforme sua própria época, tal qual o caso do livro.

Feito essas primeiras observações de cunho histórico vamos para outro tipo de observação.

Vale lembrar que muitas cartas de Paulo foram escritas na prisão. Então esse "livro" no colo pode perfeitamente representar essa realidade.

E quanto ao outro livro bem no canto ao lado da espada?

Espada?! Opa, um prisioneiro com espada na cela? Acho que não faz muito sentido.

Vocês lembram em algum trecho da Bíblia onde esteja escrito que Paulo andava com uma espada? Não me recordo de nenhuma passagem declarando que andasse armado. Ainda que Paulo tivesse de fato uma espada não lhe seria permitido que ficasse com ela. Basta lembrar-se do episódio em

Atos dos Apóstolos 16: 27 “O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.”.

Temos algumas passagens no Novo Testamento em que a espada simboliza a Palavra de Deus.

Hebreus 4: 12. "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração."

 Efésios 6: 17. "Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."

A espada do Espirito estava continuamente com Paulo, e Rembrandt com seu talento retratou em sua tela.

Paulo na prisão, na companhia da "Espada” escrevendo suas cartas/orientações para as igrejas e discípulos de Cristo, manejando muito bem a Espada/Palavra assim como orienta que Timóteo faça.

2 Timóteo 2: 15. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.”

1 Coríntios 11: 1. "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo."

1 Tessalonicenses 1: 5-6. “porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo."

Resumindo o que Paulo faz é passar o bastão, ou melhor, a Espada adiante. Da mesma forma que ele foi direcionado pela Espada do Espírito, ele diz aos outros discípulos/cristãos que sejam direcionados pela Espada/Palavra.


Nenhum comentário: