sexta-feira, 8 de março de 2013

Meritocracia


Ouço diversas vezes pessoas dizendo: " eu não merecia isso" quando algo ruim acontece ou "eu mereço aquilo" no sentido de obter algo bom.
O conceito de merecimento permeia toda a nossa sociedade em várias esferas; na política, nas relações socias e de trabalho,nas relações afetivas, nos estudos etc.
A meritocracia é uma praga, pois quando a pessoa se acha no direito de receber algo bom ou de não receber algo ruim, deixa de perceber diversas coisas implícitas nas circunstâncias da vida. No caso de achar que tem o direito de receber algo bom, ela exclui a gratidão do seu coração, afinal se é meu por direito e merecimento, porque ficar grato? Ou... não faz mais que a obrigação! Como o adolescente que diz ao pais: " eu não pedi pra nascer" reivindicando aos pais algo que provavelmente não lhe é dado.
No caso de circunstâncias ruins, o mal agradecido faz com que as coisas se tornem ainda piores com a sua autocomiseração: "porque comigo, eu não mereço isso." Se considera vítima da vida, deixando de perceber que em muitas situações ruins existem oportunidades a serem exploradas, mas a meritocracia o cegou e coisas boas que poderiam surgir de coisas ruins não são concretizadas.
Enquanto os óculos da meritocracia não forem arrancados, a visão continuará distorcida.
A vida não faz o menor sentido segundo o conceito de merecer/não merecer.
O sol nasce pra todos, para os bons e maus.
A chuva cai sobre justos e injustos.

Nenhum comentário: