terça-feira, 12 de março de 2013

Rede Social


     A rede social é de uma diversidade tal qual fora dela, considero essa pluralidade de ideias enriquecedoras. Temas de todos os tipos são publicados diariamente, cultura, arte, tecnologia, entre outras infinidades de assuntos. Existem os polêmicos como futebol, politica e religião que causam o maior alvoroço. Esses assuntos são motivos de ofensas e até de exclusões de amigos. Quando as ideias divergem muito , os comentários viram um cabo de guerra, em que o importante é mostrar como sua posição é a mais esclarecida e a de seu interlocutor está equivocada. Ao se deixar envolver por essas batalhas ideológicas, muitos se esquecem que em cada publicação ou comentário existe uma pessoa que não vai mudar sua forma de pensar tão rápido por causa de algumas linhas em uma rede social, não importa quais argumentos forem usados. Somos seres que formamos nosso conjunto de crenças e posições acerca do mundo desde pequenos, foram necessários anos para se formar uma ideologia, e não é uma postagem ou comentário que irá mudar de uma hora pra outra. E quantas vezes nessas discussões acaloradas até nos esquecemos do assunto que gerou a discussão?
     O que as pessoas escrevem deveriam servir para ampliar nossos horizontes, enxergar maneiras diferentes sobre um mesmo assunto, e não uma oportunidade de mostrar como posições ideológicas são mais importantes que pessoas e relacionamentos.
     Escrevo isso após presenciar pessoas discutindo “o sexo dos anjos” todos os dias, discussões pouco frutíferas, assim creio.
     O que acabo de escrever vai passar pelas vivências de cada pessoa que lê, cada um vai interpretar segundo sua visão de mundo, cada percepção é única. Por respeitar essa individualidade e ao mesmo tempo a diversidade de opiniões, não entro em debates com a intenção de mudar a opinião de ninguém, mas também considero válido quem expõe suas ideias, afinal são justamente as opiniões diferentes da minha que amplia meu universo.
     O que defendo mesmo é uma relação virtual sadia frente a divergências de ideologias sejam de que natureza for.

Nenhum comentário: