sexta-feira, 23 de março de 2018

Idolatrar pessoas



Esse foi um pecado recorrente em minha vida.  Fui o tipo de garota que pregava pôsteres dos ídolos na porta do guarda roupa. Babava na frente da TV quando eles apareciam.  Já cheguei ao cúmulo de sentir ciúmes de um deles.
Até que nasci de novo e a ficha caiu. Em relação a idolatria de pessoas, a mudança foi rápida.  Em pouco tempo de convertida percebi o quanto era anticristã a postura de colocar pessoas num altar.  A ironia é que depois que me converti, conheci muitas pessoas famosas.  Pessoas que não sabia que eram famosas e também gente que nunca imaginei conhecer.
Uma das primeiras pessoas famosas que conheci se tornou amiga íntima. Nos víamos com muita frequência, saímos, viajamos juntas, enfim... Éramos bem próximas. Cheguei a comentar: “ainda bem a conheci depois de conhecer Cristo, pois do contrário corria o risco de idolatra lá." Confessai meu pecado. Sabe aquelas pessoas que um dia você vê na tevê e no outro está almoçando, jantando, tomando café da manhã juntas? Então foi essa amiga, conhecida internacionalmente e eu estava lá, me relacionando com a pessoa real, não a celebridade.  Por intermédio dela conheci vários outros famosos. Apresentadores, atores, cantores... E eu estava curada, ufa!  
Depois conheci mais pessoas públicas; astros do rock, escritores, pessoas que admirava de longe, cristãos com grande visibilidade também.
Já como uma nova criatura, isso não mexe mais comigo. Enxergo essas pessoas como são e não como personagens/celebridades. Há anos me relaciono com pessoas que muita gente pede autógrafo, faz questão de tirar fotos, etc. E nem todas são quem parecem ser publicamente. #Fikaadica
Houve até uma situação que achei engraçada. Estava num show de rock de uma banda que conheço. Amigos de outro estado estavam no show e ficaram tietando (absolutamente normal). Mas os integrantes da banda são pessoas que vejo com alguma frequência, então não tietei.  Minha amiga questionou se eu não iria tirar foto com eles, "são celebridades". Respondi: "Celebridade pra mim é você que quase não vejo, eles não”.
Creio que a distância faz um pouco isso, provoca a idolatria.  Não só com pessoas famosas, como diz Millôr Fernandes "Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos bem". E é bem por aí mesmo. Independente da pessoa ser famosa ou não, temos a tendência de idealizar o outro. Não conhecemos de perto, não conhecemos seus pontos fracos e as colocamos num pedestal.  Em tempos de rede social vejo isso com uma frequência assustadora. Todo mundo quer ser "amigo", tirar foto e interagir com alguém influente. Oh céus! As consequências podem ser gravíssimas.  Aconteceu certa vez comigo, uma pessoa que não me conhecia bem, me idolatrou. Ela ainda não conhecia minhas fraquezas e ficava me bajulando. Até o dia em que eu erroneamente confiei e confessei um pecado. Passei a ser a pior pessoa do mundo. Disse-me coisas horríveis, me ignorou, me desprezou; a imagem que tinha de mim caiu. E isso arruinou um relacionamento promissor se o pecado da idolatria não estivesse presente.  A idolatria é maléfica tanto para o idólatra quanto para o objeto dela, não permite que você tenha relações com autenticidade. Algumas vezes também inibe o objeto da idolatria de ser sincero, arrancar as máscaras. 
Idolatrar pessoas: trate esse pecado.


Um comentário:

MeltyMag disse...

Famosa novela Travessia vídeo exclusivo em alta qualidade para assistir de graça, todos os episódios sem cortes do Travessia aqui em um site telinha online