quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Eterno e o Transitório







Esse é um dos livros que mais gostei de ler " O Eterno e o Transitório", cujo textos estão encharcados de filosofia e teologia, dois grandes interesses do autor.
Tenho eu também um imenso interesse por esses temas. A filosofia e a teologia são irmãs e caminham lado a lado em minha trajetória.
Uma me ensina a lidar com o transitório, a outra me prepara para a eternidade. A filosofia me ajuda a entender o mundo em que vivo, a teologia me dá pitadas de compreensão acerca do mundo que me aguarda.
A filosofia esclarece um pouco de quem eu sou, a teologia me diz a respeito de quem Ele é.
É neste jogo de paralelos complementares que Diogo Santana escreve sobre coisas comum a todos: perdas, alegrias, amor, solidão; tudo isso tendo como pano de fundo sua identidade espiritual e sua grande paixão pelo oficio de escritor.
Questiona-se sobre sua vocação e o sentido da existência, um autêntico idealista. Entre uma reflexão e outra há espaço para resenha de livro, filme e teatro, também analisando a mídia e a literatura.
Sua entrega e dedicação ao chamado é evidente, fiquei na dúvida se o autor é devoto por vocação, ou foi vocacionado pela sua devoção.
Além da devoção e da vocação, o senso de “forasteiro na terra” e a busca por sentido são os principais ingredientes do livro, fruto de uma consciência que reflete a a totalidade da vida.
Seu amor pelas Escrituras está em cada linha e sua paixão pela Cruz é sentida em cada palavra.
Diogo, estou contigo entre O Eterno e o Transitório

Nenhum comentário: