domingo, 11 de agosto de 2013

As aventuras de Pi

As aventuras de Pi é, acima de tudo, uma viagem, uma história de sobrevivência de um naufrágio. O que temos de novo, em termos de uma história de um naufrágio, é o tigre bengala como companheiro de Pi.
Logo no início do filme, somos apresentados a um repórter que procura por Pi Patel para que ele apresente-o a uma história que o faria acreditar em Deus.
A questão filosófica ou, teológica - é o último dos pilares que sustentam essa aventura. O personagem Pi não está em uma busca pela espiritualidade, nem por Deus, ele foi apresentado a diversas religiões quando criança.
A questão é simplesmente fé, acreditar no inexplicável e no intangível, no que os olhos não veem e a Ciência não comprova.
Pi teve que contar outra história para os que não acreditam no que havia contado, as aventuras de Pi, então tem duas versões.
E no final quando Pi pergunta ao repórter em que versão da história ele acredita, o repórter diz que acredita na primeira versão, a do tigre.
Enfim, o cético acreditou no inacreditável.

Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Tentando responder à pergunta final do filme, eu diria que escolho a história que faz sentido pra mim! Por isso, como cristão já não me interesso mais pela busca do Jesus histórico. Basta que Cristo viva no meu coração!