sábado, 21 de maio de 2016

FÉ E RAZÃO


A sociedade pós-moderna diz que a fé cristã é irracional, porém o fato é que essa sociedade também tem suas crenças não comprovadas e irracionais.
As crenças que dão à vida humana razão, direção e propósito, não podem ser provadas pela razão ou ciência. Como diz o crítico literário Terry Eagleton “Cremos em muitas coisas para as quais não há nenhuma justificação racional incontestável, mas ainda assim, faz sentido acalentá-las.”
Um bom exemplo são os ateus, eles crêem que suas convicções são confiáveis, então, quer eu pertença a uma religião, quer seja agnóstica ou ateia, posso ter uma firme convicção de que aquilo em que creio é confiável, mesmo que tal crença não possa ser provada.
Para o cristão a fé não é algo meramente cognitivo, mas também relacional e existencial. Isso significa que para o cristão não é somente uma questão de lógica e dedução, envolve algo mais que a racionalidade.
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein disse que jamais conheceu alguém que acreditasse em Deus porque tivesse se deixado convencer por argumentos.
Existe uma enorme diferença entre a aceitação racional e a conversão que gera uma transformação pessoal. As pessoas não se convertem pela argumentação, mas quando compreendem a glória de Deus, ou então pelo encontro direto ou experiência com Ele.
Apesar do argumento racional não gerar a fé, a racionalidade faz uma espécie de “manutenção” da fé, geralmente aquele que possui fé busca entender sobre aquilo que crê. No caso do cristão, há uma sede do conhecimento de Deus, da sua Palavra, tudo isso permite que a fé amadureça mediante o conhecimento racional em conjunto com a fé.
Anselmo de Cantuária tinha como marca a “fides quaerens intellectum”(“fé em busca de entendimento”) que, para ele, significava “um ativo amor de Deus em busca de um conhecimento mais profundo de Deus”. Ele escreveu “Não busco entender para crer, mas creio para que possa entender. Por isso, também, acredito que, a não ser que eu primeiro acredite, não serei capaz de entender”. Esta frase foi possivelmente inspirada por Santo Agostinho que escreveu em um de seus tratados: “Portanto, não busque entender para que acredite, mas acredite para possa ser capaz de entender”. Anselmo defendia que a fé precede a razão e que a razão pode expandir a fé.
Lógica e fatos respondem determinadas questões e tem um limite, a razão não é capaz de explicar tudo, fica devendo no que diz respeito aos anseios mais profundos do ser humano, sobre “a vida como ela é” e seus desdobramentos. Sem fé e sem todas as questões respondidas pela razão, muitos se tornam céticos.

Quem diz algo sobre isso é o escritor G.K Chesterton em sua obra Ortodoxia:

“Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio”

As observações vão se acumulando em uma sequencia, suscitando uma indagação mais profunda, às vezes nos sobrevém como um raio, num ato de insight. Antes que o cético seja “atingido” por esse raio, que é a Revelação, ele é seduzido por diversas outras crenças e teorias que não dão suportes sólidos para a existência.
Uma das crenças que vemos hoje é a de que uma sociedade sem religião é isenta dos males que presenciamos, é a utopia de um mundo totalmente livre, de que quando a “fé cega” for eliminada dará lugar ao mundo justo e igualitário.
Essa visão ingênua conduz à utopia política, que não reconhece bem a profunda ambiguidade da natureza humana com real capacidade tanto para o bem como para o mal.
E enfim quando essa ingênua racionalidade humana ceder espaço para a fé, o cético perceberá o engano sobre muitos conceitos considerados inteligentes e concluirá que a fé cristã não é inimiga da razão, mas sim uma grande aliada.

Referências:
McGrath, Alister. Apologética pura e simples. Edições Vida Nova. 2013.
Chesterton, G.K. Ortodoxia. Mundo Cristão. 2008.


Nenhum comentário: