sábado, 21 de maio de 2016

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?


A história filme começa perguntando como um menino da favela conseguiu chegar ao topo do jogo televisivo que dá título ao filme. E logo em seguida já mostra o rapaz sendo torturado. Todo mundo quer saber, como alguém totalmente desprovido de qualquer educação, conseguiu chegar tão longe no programa.  Seria o jovem um sortudo? Um gênio? Um trapaceiro? Para responder às perguntas, Jamal conta a história de sua infância. Órfão muçulmano, ele cresceu ao lado do irmão Salim e da pequena Latika, por quem nutre uma paixão protetora desde pequeno.
Aos poucos cada pedacinho da trama se encaixa, revelando um quebra-cabeça.
Os três tiveram uma infância difícil, vivendo praticamente na miséria, correndo riscos de vida e sem dúvida nenhuma com muito sofrimento. Eles se desencontram e Jamal quer muito reencontrá-los
Salim, irmão mais velho de Jamal prefere encarar a vida pelo lado mais fácil, se torna bandido. Latika, não tendo escolhas e sendo forçada, fica com um gangster (um mafioso) na cidade de Mumbai ou Bumbai que é para quem Salim realiza quaisquer tipos de trabalho criminoso. Os dois irmãos cresceram no mesmo ambiente de miséria com uma educação precária, mas tiveram escolhas diferentes, Salim partiu para a criminalidade, pois era ambicioso e gostava de dinheiro fácil, enquanto Jamal só pensava em encontrar Latika e se tornou um cidadão sociável e pacifico na sociedade. Jamal começa então a trabalhar de servindo chá numa empresa de atendimento ao cliente, onde vê o anuncio desse programa de perguntas (Quem quer ser um Milionário?)  e decide participar, não para ganhar dinheiro, mas porque tinha certeza de que Latika iria assisti-lo.
Então começa a serie de perguntas, por incrível que pareça Jamal sabe a resposta de todas, tudo o que aconteceu em sua infância se transforma em algum tipo de conhecimento, Jamal se torna o único a vencer o programa e sair com 20 milhões de rupias (dinheiro indiano).
No final do filme, Salim permite que Latika fuja para viver uma vida feliz com Jamal, em consequencia disso é morto com vários tiros. Jamal se encontra com Latika, a razão pela qual entrou no programa, e assim o filme acaba.
Esse filme nos leva a pensar que não estamos presos ao determinismo. Podemos ter escolhas, de superar as dificuldades, creio que somos seres transcendentes.
Entre outras coisas, tudo o que nos acontece tem um propósito.

E também me fez lembrar de uma música de Stênio Marcius:

“Minha vida é obra de tapeçaria
É tecida de cores alegres e vivas
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes

Se você olha do avesso
Nem imagina o desfecho
No fim das contas
Tudo se explica
Tudo se encaixa
Tudo coopera pro meu bem”


(O Tapeceiro)

Nenhum comentário: