sábado, 21 de maio de 2016

Metanoia


“Só me arrependo do que eu não fiz.” Mais uma frase de efeito que circula há tempos na boca dos insensatos. E em tempos de tecnologia, também pelas redes sociais.
Levando em consideração que normalmente quem diz isso, está querendo dizer que lamenta não ter dado mais asas aos seus desejos, de não ter se entregado as suas vontades, de não ter aproveitado certas oportunidades e de fazer coisas que lhe dariam prazer.
Não se engane meus caros, muitas dessas oportunidades que você não aproveitou eram pura cilada, não digo todas porque temos que considerar as hipóteses, o “se”. Temos a tendência de considerarmos aquilo que não aconteceu pelo lado positivo: “se” tivesse acontecido X eu ficaria
 bem, “se” acontecesse Y estaria melhor agora.
Mas pense bem, quando escolhemos um caminho, geralmente não conhecemos tudo o que se encontra pelo trajeto, as circunstâncias podem sair do nosso controle, e os resultados podem não ser o que imaginamos. As hipóteses são enganosas.
Então lamentamos a oportunidade perdida, sem saber ao certo o que nos aguardava no fim da estrada. Enquanto isso muitos lamentam é ter decidido trilhar tal caminho, pois no fim da estrada havia males que a insensatez não previu.
Então temos dois tipos de arrependimento, o da abstinência, aquele que não vivemos e deixamos escapar e temos o arrependimento de ter feito algo que nos trouxe males.
Qual deles você acha que é pior? Qual deles acha que pesa mais?
A diferença entre o arrependimento pela abstinência (o que deixamos de fazer) e arrependimento provocado pela culpa (a consciência das más escolhas) é a sobre o que perdemos ou não.
O arrependimento pelo que não fizemos não conhece exatamente o que perdeu, se é que perdeu mesmo! O arrependimento pela culpa sabe tudo, sabe o que tinha pelo caminho e suas consequências, sabe que perdeu coisas irrecuperáveis, como por exemplo, o tempo, um dos únicos recursos não renováveis.
Arrependimento pelo que fizemos, aquele que a acompanha a culpa (o reconhecimento do erro) é o genuíno arrependimento, aquele que pesa o coração e nos direciona a mudança.
Antes de sair por aí dizendo que se arrepende do que não fez, arrependa-se de dizer tal coisa.


Arrependimento= mudança. Apenas uma reflexão.

Nenhum comentário: