domingo, 22 de maio de 2016

Somos médicos e monstros


Lembrei esses dias da obra "O médico e monstro" de Robert L.Stevenson. Um clássico da literatura. Um homem com dupla personalidade. Uma é um ilustre médico, filantropo respeitado, exemplo de conduta. A outra é a do hedonista, que busca o prazer carnal, que comete crueldades e vilanias, sem responsabilidades. Há uma poção que permite a transmutação entre as personalidades. Essa obra mostra que todo ser humano tem dentro de si algo vil e asqueroso, da própria natureza humana. O bem e mal coabitam em todas as pessoas. O médico ao tomar a poção pensa ter controle do mal que o habita, mas a cada dose, o monstro toma conta de uma porção maior da sua vida, deixando a personalidade do médico mais ausente.
Todos nós somos médicos e monstros. Como médicos, cuidamos e ajudamos a curar uns aos outros, mas temos também o monstro dentro de nós, que fere quem está ao redor e ferimos a nós mesmos quando nos deixamos levar pela "poção" (pecado) na ilusão de que temos o controle (auto-suficiência).
Meu desejo para toda a vida é que nós não nos deixemos seduzir pela poção, que possamos ter consciência do monstro dentro de nós, cuidando para que ele apareça o mínimo possível. Desejo que nos possamos ser mais médicos do que monstros. E creio que isso só é possível por meio Dele, o antídoto da "poção".

Ouça essa música e perceba como a letra expõe a natureza ambígua do ser humano e o remédio para o mal que nos habita:







Nenhum comentário: