quarta-feira, 5 de junho de 2013

O espinho na carne





          Estava refletindo nas cartas paulinas esses dias, principalmente em dois trechos: o espinho na carne que Paulo tinha (2 Coríntios 12:7) e o morrer é lucro e viver é Cristo (Filipenses 1:21).

     Fiz uma correlação entre esses dois trechos. Pensando no que ouvi de um pastor essa semana, cuja filha é especial, imaginei que seria o espinho na carne da vida dele, uma responsabilidade maior em relação aos outros filhos e uma situação que produz preocupações, angústias quanto ao futuro da garota e o exercício da fé que essa responsabilidade traz. Tenho pra mim que cada um de nós tem seu espinho na carne, alguns já descobriram exatamente qual é e outros ainda estão perdidos em suas crises, sem saber qual das tribulações fará parte da sua vida como companheira constante e quais delas serão passageiras.

     Como eu pensei nas duas passagens em sequencia, considerei  que o espinho na carne tem uma relação forte com Filipenses 1:21, já que o viver é Cristo e nossa maior missão como cristãos é honrar seu Nome e propagar as boas Novas, talvez o espinho da carne de cada um seja de uma forma geral para viver e pregar o Cristo ressurreto.

     Há algum tempo me veio a revelação de que devo usar minha experiência de vida para falar de Jesus, percebi que minhas dores estão diretamente ligadas a minha missão como cristã.

Se o viver é Cristo, o espinho na carne é a forma que Deus faz para que nosso coração não se desvie do Caminho pela pretensa soberba espiritual que o crente possa vir a ter, o espinho na carne  nos lembra que somos dependentes do Senhor para tudo, e a cada dia lutando as batalhas da vida com mais esse incômodo (o espinho) nos faz mais conscientes de que nossa vida é Dele e o viver só pode ser Dele também. O espinho na carne nos coloca mais perto daqueles que precisam de amor, misericórdia e da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    O espinho na carne nos diz que o viver é legitimamente de Cristo, pois o morrer só é lucro quando pensamos no mundo caótico que vivemos, mas quando pensamos na causa de Cristo, para que estamos aqui, o viver é que é lucro.

    Não fosse o espinho na carne para nos lembrar do valor da vida e da morte tendo como parâmetro o Evangelho, estaríamos perdidos entre a vida e a morte com nossos espinhos.

    Tendo em vista isso meu desejo é que nossos espinhos não nos sufoquem, não sufoquem nossas esperanças, mas reforcem nosso propósito de vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, nobre irmã Márcia.

Ass: Thiago Araújo